
Mensagem de boas-vindas
Em criança li algumas vezes o conhecido conto “O Livro da Selva” de Rudyard Kipling. Lembro-me que ao ler a história, sentia-me feliz ao saber que o menino Mowgli partilhava as suas aventuras, dúvidas e anseios com o resto da alcateia e com outros animais da selva. Como se recordarão, os amigos de brincadeira da alcateia não se importavam com as características e diferenças de Mowgli. Todos aprendiam ao seu ritmo e de acordo com as suas motivações, partilhando conhecimento e alegria, bem como, cuidando de si, dos outros e da selva que os acolhia. E quando chegava o tempo de enfrentar o terrível Shere Kan, sentavam-se junto dos mais velhos e sábios, partilhavam ideias e opiniões e no final, decidiam em grupo quais as ações a tomar.
Recordo-me também de ter um misto de sentimentos, quando o tutor Baguera acompanha Mowgli à aldeia dos Homens e diz-lhe que o seu caminho da vida será doravante trilhado junto dos seus pares humanos. Recordo-me do turbilhão de sensações… do receio de perder amizades construídas nas aventuras das aprendizagens e no dever de impelir a sua vida pessoal avante.
Olhando agora para trás, não deixo de ver no “Livro da Selva” escrito em pleno século XIX, um legado de valores basilares e regras de cidadania, cuja importância e pertinência continuam tão necessárias hoje como no seu tempo. O desafio de ontem é o desafio de hoje: construir uma sociedade, onde cuidamos de nós, dos outros e do meio que nos acolhe, onde somos Solidários nas alegrias e nas dificuldades, com quem partilhamos Afetividade; um local onde cultivamos a Honestidade e a Responsabilidade, connosco e com os outros, e onde Respeitamos as diferenças e as características intrínsecas de cada ser humano.
Ao chegar à Enraizar, desejamos que se sinta como o curioso Mowgli e os seus pequenos amigos da alcateia ao explorarem e partilharem as suas aventuras pela selva! E quando tiver de enfrentar os Shere Kans da sua vida, fazemos votos que encontre na nossa Comunidade de Aprendizagem um local de partilha, conhecimento e felicidade.
Seja Bem-Vindo(a)!
Fernando Franco, Presidente da Direção da Enraizar – Comunidade de Aprendizagem
Visão
No que acreditamos
Que juntos vamos mais longe na criação de dinâmicas comunitárias oferecendo a oportunidade a todas as pessoas de serem felizes e sábias. A nossa fonte de inspiração tem como base a CARTA DA TERRA.
Vivemos e aprendemos em todos os lugares
Os nossos espaços
Casa da Pucariça
A Casa da Pucariça – Quinta Experimental é um espaço agroflorestal onde se desenvolvem as atividades curriculares relacionadas com a Ciência, Ecologia, Sobrevivência, Agricultura Sintrópica através da prática dos três princípios da Permacultura: Cuidar das Pessoas; Cuidar da Terra e Partilhar.
O Mundo!
A construção da aprendizagem assenta num contacto permanente com a Natureza e com lugares de aprendizagem em contexto real. O local de trabalho será selecionado de acordo com o tipo projeto de aprendizagem em desenvolvimento. Poderemos trabalhar na escola, na horta, no mercado, na biblioteca, na praia, no mar, no lar, em casa… Em todo o lugar!
Escola de Monte Bom
A Escola de Monte Bom é um ponto de encontro. Uma antiga escola primária convertida num espaço agradável ao convívio comunitário e equipado com todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das aprendizagens. É composta por três salas de trabalho: Buala (que significa aldeia, comunidade ou ponto de encontro); Sala Poente onde se localizam as Oficinas de Conhecimento e a Sala das Artes. O espaço exterior tem equipamento lúdico e desportivo e ainda uma Oficina de carpintaria. As refeições são tomadas na Buala, em mesas comunitárias. Existe ainda uma receção para o atendimento administrativo.
Missão
Porque existimos?
Para criar desenvolvimento comunitário capaz de cuidar das pessoas e da natureza através da partilha do melhor de cada cidadão, construindo coletivamente uma sociedade pacífica, equilibrada e sustentável.
Crescemos juntos
Quem somos
Órgãos Sociais (quadriénio 2018/2021)
Mesa da Assembleia Geral
- Presidente – Sandra Santos
- Delegada – Verónica Gonçalves
- Delegada – a nomear
Direção
- Presidente: Fernando Franco
- Vice Presidente: Paulo Santos
- Tesoureira: Patrícia Pereira
- Diretora: Juliana Muxagata
- Diretora: a nomear
Conselho Fiscal
- Presidente: Pedro Bairro
- Delegada: Íris Carvalho
- Delegada: Zita Pleno

LILIANA LEITÃO
Tutora Principal

HELENA JACINTO
Tutora Assistente
Os nossos valores
• Afetividade • Honestidade • Respeito •
• Responsabilidade • Solidariedade •
Sobre a ``Escola da Enraizar``
FAQ - Perguntas frequentes
- A “Escola da Enraizar” dá classificação às aprendizagens? Não, a “Escola da Enraizar” apoia a família na avaliação das aprendizagens, fornecendo-lhes informações sobre o desenvolvimento curricular objetivo (competências curriculares) e subjetivo (atitudes e comportamentos) da criança. Não atribui notas, valores ou percentagens.
- A avaliação dos tutores conta para a progressão escolar das crianças? Não. São apenas os exames de equivalência à frequência que regulam as transições escolares. (Veja aqui o Despacho Normativo 03-2020)
- A “Escola da Enraizar” segue a lógica de anos de escolaridade e de retenções das escolas? As crianças que frequentam a “Escola da Enraizar” são apoiadas numa lógica de progressão contínua das aprendizagens relativamente a cada área do conhecimento. Não existem grupos de ano de escolaridade nem de faixa etária.
- Quais são as disciplinas mais importantes e mais trabalhadas na “Escola da Enraizar” ? A “Escola da Enraizar” promove o desenvolvimento global da criança. Desenvolvemos as diferentes áreas de um forma equilibrada considerando que todas têm importância no crescimento dos seres humanos.
- De onde provêm as matrizes que fundamentam o trabalho da “Escola da Enraizar” ? A “Escola da Enraizar” existe para cumprir o estabelecido na Lei de Bases do Sistema Educativo, nomeadamente “contribuindo para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho” (artigo 2º) e pela “promoção de uma equilibrada harmonia, nos planos horizontal e vertical, entre os níveis de desenvolvimento físico e motor, cognitivo, afetivo, estético, social e moral dos alunos” (artigo 50º).
Associação de Aprendizagem Comunitária
Estatutos da Enraizar
Conheça os pilares fundamentais da nossa Associação.
Os Estatutos regulam toda a atividade da Enraizar – Associação de Aprendizagem Comunitária, dos seus órgãos sociais e das suas decisões.