Mensagem de boas-vindas

Em criança li algumas vezes o conhecido conto “O Livro da Selva” de Rudyard Kipling. Lembro-me que ao ler a história, sentia-me feliz ao saber que o menino Mowgli partilhava as suas aventuras, dúvidas e anseios com o resto da alcateia e com outros animais da selva. Como se recordarão, os amigos de brincadeira da alcateia não se importavam com as características e diferenças de Mowgli. Todos aprendiam ao seu ritmo e de acordo com as suas motivações, partilhando conhecimento e alegria, bem como, cuidando de si, dos outros e da selva que os acolhia. E quando chegava o tempo de enfrentar o terrível Shere Kan, sentavam-se junto dos mais velhos e sábios, partilhavam ideias e opiniões e no final, decidiam em grupo quais as ações a tomar.
Recordo-me também de ter um misto de sentimentos, quando o tutor Baguera acompanha Mowgli à aldeia dos Homens e diz-lhe que o seu caminho da vida será doravante trilhado junto dos seus pares humanos. Recordo-me do turbilhão de sensações… do receio de perder amizades construídas nas aventuras das aprendizagens e no dever de impelir a sua vida pessoal avante.
Olhando agora para trás, não deixo de ver no “Livro da Selva” escrito em pleno século XIX, um legado de valores basilares e regras de cidadania, cuja importância e pertinência continuam tão necessárias hoje como no seu tempo. O desafio de ontem é o desafio de hoje: construir uma sociedade, onde cuidamos de nós, dos outros e do meio que nos acolhe, onde somos Solidários nas alegrias e nas dificuldades, com quem partilhamos Afetividade; um local onde cultivamos a Honestidade e a Responsabilidade, connosco e com os outros, e onde Respeitamos as diferenças e as características intrínsecas de cada ser humano.
Ao chegar à Enraizar, desejamos que se sinta como o curioso Mowgli e os seus pequenos amigos da alcateia ao explorarem e partilharem as suas aventuras pela selva! E quando tiver de enfrentar os Shere Kans da sua vida, fazemos votos que encontre na nossa Comunidade de Aprendizagem um local de partilha, conhecimento e felicidade.

Seja Bem-Vindo(a)!

Fernando Franco, Presidente da Direção da Enraizar – Comunidade de Aprendizagem

Visão
No que acreditamos

Que juntos vamos mais longe na criação de dinâmicas comunitárias oferecendo a oportunidade a todas as pessoas de serem felizes e sábias. A nossa fonte de inspiração tem como base a Carta da Terra

Vivemos e aprendemos em todos os lugares

Os nossos espaços

  • Pucarica1
  • Center Images Especoas mid
  • Monte Bom 1
  • _A9Y8316
  • Monte Bom 2

Casa da Pucariça

O espaço agroflorestal na Pucariça é um espaço composto por diversas eco-construções, exclusivamente aberto a animais selvagens e com certificação biológica emitida pela SATIVA.

O Mundo!

A construção da aprendizagem assenta num contacto permanente com a Natureza e com lugares de aprendizagem em contexto real. O local de trabalho será selecionado de acordo com o tipo projeto de aprendizagem em desenvolvimento. Poderemos trabalhar na escola, na horta, no mercado, na biblioteca, na praia, no mar, no lar, em casa… Em todo o lugar!

Escola de Monte Bom

A Escola de Monte Bom é um ponto de encontro. Uma antiga escola primária convertida num espaço agradável ao convívio comunitário e equipado com todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das aprendizagens. É composta por duas salas de trabalho e pela Buala (que significa aldeia, comunidade ou ponto de encontro).

Missão
Porque existimos?

Para criar desenvolvimento comunitário capaz de cuidar das pessoas e da natureza através da partilha do melhor de cada cidadão, construindo coletivamente uma sociedade pacífica, equilibrada e sustentável.

Crescemos juntos

Quem somos

Órgãos Sociais (triénio 2021/2024)

Mesa da Assembleia Geral

  • Presidente – Paulo Santos
  • Delegada – Juliana Muxagata
  • Delegado – Vincent Rueda

Direção

  • Presidente: Fernando Franco
  • Vice Presidente: Pedro Lopes
  • Tesoureira: Patrícia Pereira

Conselho Fiscal

  • Presidente: Íris Carvalho
  • Delegada: Verónica Gonçalves
  • Delegada: Zita Pleno
Fernando Franco-Perfil

FERNANDO FRANCO
Coordenação Geral

 fernando.franco@enraizar.pt

Paulo Santos-Perfil

PAULO SANTOS
Coordenação Pedagógica

 paulo.santos@enraizar.pt

cropped-Enraizar_Logo_plain_color_transp-1.png

PATRICIA PEREIRA
Coordenação Financeira

 patricia.pereira@enraizar.pt

Juliana Muxagata-Perfil

JULIANA MUXAGATA
Tutora Orientadora do Núcleo de Preparação

 juliana.muxagata@enraizar.pt

cropped-Enraizar_Logo_plain_color_transp-1.png

ANDREIA MARQUES
Tutora Núcleo de Preparação

 andreia.marques@enraizar.pt

er3

HELENA JACINTO
Tutora do Núcleo de Preparação

 helena.jacinto@enraizar.pt

cropped-Enraizar_Logo_plain_color_transp-1.png

LILIANA LEITÃO
Tutora Orientadora do Núcleo de Iniciação

 liliana.jacinto@enraizar.pt

cropped-Enraizar_Logo_plain_color_transp-1.png

MARIA PIMENTA
Tutora do Núcleo de Iniciação

 maria.pimenta@enraizar.pt

cropped-Enraizar_Logo_plain_color_transp-1.png

MAURO ABREU
Tutor Orientador do Núcleo de Desenvolvimento

 mauro.abreu@enraizar.pt

cropped-Enraizar_Logo_plain_color_transp-1.png

RAQUEL VALENTE
Tutora Orientadora do Núcleo de Aprofundamento

 raquel.valente@enraizar.pt

cropped-Enraizar_Logo_plain_color_transp-1.png

RITA CAIXINHA
Tutora do Núcleo de Aprofundamento

 rita.caixinha@enraizar.pt

Os nossos valores

• Afetividade • Honestidade • Respeito •
• Responsabilidade • Solidariedade •

Sobre o Centro de Aprendizagem

FAQ - Perguntas frequentes

  • O Centro de Aprendizagem atribui classificação às aprendizagens? Não, o Centro de Aprendizagem apoia a família na avaliação das aprendizagens, fornecendo-lhes informações sobre o desenvolvimento curricular objetivo (competências curriculares) e subjetivo (atitudes e comportamentos) da criança. Não atribui notas, valores ou percentagens.
  • A avaliação dos tutores conta para a progressão escolar das crianças? Não. São apenas os exames de equivalência à frequência que regulam as transições escolares. (Veja aqui o despacho_normativo_n.o3-a_de_2019 – regula as provas de equivalencia e exames nacionais)
  • O Centro de Aprendizagem segue a lógica de anos de escolaridade e de retenções das escolas? As crianças que frequentam o Centro de Aprendizagem são apoiadas numa lógica de progressão contínua das aprendizagens relativamente a cada área do conhecimento. Não existem grupos de ano de escolaridade nem de faixa etária.
  • Quais são as disciplinas mais importantes e mais trabalhadas no Centro de Aprendizagem? O Centro de Aprendizagem promove o desenvolvimento global da criança, nas diferentes áreas de uma forma equilibrada considerando que todas têm importância no crescimento dos seres humanos.
  • De onde provêm as matrizes que fundamentam o trabalho do Centro de Aprendizagem? O Centro de Aprendizagem existe para cumprir o estabelecido na Lei de Bases Sistema Educativo 46_86, nomeadamente “contribuindo para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho” (artigo 2º) e pela “promoção de uma equilibrada harmonia, nos planos horizontal e vertical, entre os níveis de desenvolvimento físico e motor, cognitivo, afetivo, estético, social e moral dos alunos” (artigo 50º).
Associação de Aprendizagem Comunitária

Estatutos da Enraizar

Conheça os pilares fundamentais da nossa Associação.

Os ESTATUTOS 21 DE DEZEMBRO DE 2018 regulam toda a atividade da Enraizar – Associação de Aprendizagem Comunitária, dos seus órgãos sociais e das suas decisões.

Obrigado

Parceiros

etpm_small
esco