Sobre o Centro de Aprendizagem

FAQ - Perguntas frequentes

  • O Centro de Aprendizagem dá classificação às aprendizagens? Não, o Centro de Aprendizagem apoia a família na avaliação das aprendizagens, fornecendo-lhes informações sobre o desenvolvimento curricular objetivo (competências curriculares) e subjetivo (atitudes e comportamentos) da criança. Não atribui notas, valores ou percentagens.
  • A avaliação dos tutores conta para a progressão escolar das crianças? Não. São apenas os exames de equivalência à frequência que regulam as transições escolares.
  • O Centro de Aprendizagem segue a lógica de anos de escolaridade e de retenções das escolas? As crianças que frequentam o Centro de Aprendizagem são apoiadas numa lógica de progressão contínua das aprendizagens relativamente a cada área do conhecimento. Não existem grupos de ano de escolaridade nem de faixa etária.
  • Quais são as disciplinas mais importantes e mais trabalhadas no Centro de Aprendizagem? O Centro de Aprendizagem promove o desenvolvimento global da criança. Desenvolvemos as diferentes áreas de um forma equilibrada considerando que todas têm importância no crescimento dos seres humanos.
  • De onde provêm as matrizes que fundamentam o trabalho do Centro de Aprendizagem? O Centro de Aprendizagem existe para cumprir o estabelecido na Lei de Bases do Sistema Educativo, nomeadamente “contribuindo para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho” (artigo 2º) e pela “promoção de uma equilibrada harmonia, nos planos horizontal e vertical, entre os níveis de desenvolvimento físico e motor, cognitivo, afetivo, estético, social e moral dos alunos” (artigo 50º).